Pessoas pessimistas Pessoas pessimistas

O que são pessoas pessimistas e como lidar elas no trabalho

5 minutos para ler

Você com certeza já precisou (ou ainda precisa) lidar com pessoas pessimistas, que têm um olhar sempre negativo, e sabe como isso pode nos afetar.

Imagine um colega que constantemente reclama das suas atividades, dos demais profissionais, da chefia, que sempre acha difícil fazer o que é proposto e aposta que as coisas darão errado.

É complicado manter a motivação, a produtividade e um clima organizacional saudável sem se deixar afetar por esses pensamentos e atitudes.

Ainda bem que existem algumas práticas que podemos adotar para conviver com pessoas pessimistas sem entrar na mesma frequência negativa.

Neste artigo, abordaremos o que são pessoas pessimistas, as consequências desse comportamento, especialmente no trabalho, e como lidar com esse perfil de profissionais.

O que são pessoas pessimistas?

Pessoas pessimistas tendem a enxergar sempre o aspecto negativo de cada situação, e essa condição permeia seu pensamento, seus sentimentos, a forma como interpreta as coisas e seu modo de agir.

Podem ter dificuldade de acreditar no sucesso de uma empreitada, tanto na vida pessoal quanto profissional, e apresentar características como:

O pessimismo pode ter diferentes causas, como experiências de vida negativas e o medo de sofrer novamente, complexo de inferioridade, insegurança, sentimento de incapacidade e dificuldade de se adaptar a mudanças.

A seguir, veja como o pessimismo pode ser prejudicial no ambiente de trabalho.

O que o pessimismo pode causar? 

Ter uma visão pessimista com relação ao futuro, sempre à espera de que as coisas deem errado, impacta negativamente no nosso humor, bem-estar e saúde.

Pesquisas sugerem que pessoas pessimistas têm expectativa de vida menor e estão mais pré-dispostas a certas doenças, além de sofrerem com estresse e ansiedade.

Como não costumam ter esperança ao projetar o futuro, isso pode fazer com que tenham dificuldade de se desenvolver, quem sabe até desistindo de oportunidades na carreira, fugindo de desafios e optando por situações já conhecidas.

Um colega de trabalho pessimista pode tornar o ambiente tóxico, já que o hábito de reclamar sobre tudo ou esperar pelo pior pode se disseminar entre os demais e levar à queda na produtividade.

Por outro lado, pessoas pessimistas tendem a “prever” tudo que pode dar errado e isso até as ajuda na hora de planejar uma ação ou projeto, preparando-se para imprevistos que possam surgir.

Como lidar com pessoas pessimistas no trabalho

Lidar com pessoas pessimistas pode drenar nossas energias e nem sempre é algo que podemos evitar, especialmente quando o assunto é trabalho.

Mas existem algumas atitudes que podemos adotar para evitar que esse comportamento nos leve para o mesmo caminho.

Sendo proativos, poderemos inclusive ajudar o colega que tem esse perfil a desenvolver um novo olhar.

Entenda os motivos

O primeiro passo é tentar descobrir e entender os motivos que levam a um comportamento pessimista.

Talvez o colega esteja ressentido com uma situação de trabalho ou tenha vivido experiências ruins que marcaram sua trajetória ou, ainda, tenha dificuldades de lidar com alguma tarefa e medo de não estar à altura do desafio.

Seja como for, pratique a empatia e tente se colocar no lugar do outro, mas sem deixar que o pessimismo tome conta de você também.

Crie uma atmosfera positiva, mostre o lado bom das situações e por que você acredita nisso.

Escuta ativa

Faça com que o profissional se sinta ouvido, dedique sua total atenção ao que ele tem a dizer.

Pergunte, esclareça, certifique-se de ter realmente escutado e entendido.

A escuta ativa cria um sentimento de valorização, de pertencimento, de motivação, e ainda ajuda você e os demais colegas a entenderem os motivos das pessoas pessimistas de terem tal atitude e assim praticar empatia.

Comunicação assertiva

Você não precisa ser seco, agressivo ou evasivo para evitar pessoas pessimistas. Basta ser claro e objetivo na sua mensagem.

Em reuniões, conversas de equipe ou apenas com o interlocutor pessimista, fale com respeito, educação, use vocabulário e expressões corporais adequadas e mantenha o foco.

Tenha paciência, uma atitude positiva e mostre que é preciso manter o ambiente e o grupo motivados.

Ao impor certos limites, você pode evitar que a produtividade seja afetada por uma carga negativa.

Ressignifique afirmações negativas

Pessoas pessimistas podem ser boas em identificar possíveis problemas, então, use isso a favor da empresa e da equipe.

Pergunte a esse profissional por que pensa de tal maneira sobre um projeto, peça que preveja complicações futuras e apresente soluções alternativas.

Cultura de feedback

Mantenha um canal de diálogo permanente com colegas e funcionários e estimule a cultura de feedback.

Converse com pessoas pessimistas sobre seus comportamentos, pois esse retorno pode ajudá-las a perceber o quanto impactam de forma negativa no próprio desenvolvimento e na motivação do grupo.

Você não precisa fazê-lo de forma intimidativa ou expor o profissional frente aos colegas.

Basta iniciar um diálogo e utilizar ferramentas apropriadas para feedback, como a Owlisten.

Conheça esta poderosa arma e comece hoje mesmo a transformar a cultura da sua equipe.

Posts relacionados

Deixe um comentário